Alternativa vem dando certo para melhorar produção de alimentos
no semiárido, a água é escassa, o reaproveitamento é a palavra de ordem. Assim, o Projeto Viva o Semiárido vem investindo em uma alternativa que vem dando muito certo para melhorar a produção de alimentos. São os sistemas de reuso das chamadas águas cinzas, aquelas utilizadas no chuveiro ou na pia de cozinha, por exemplo.
O reuso de água cinzas é uma tecnologia social de convivência com o Semiárido que vem ganhando cada vez mais espaço. Com ela, é recuperar cerca de 50% de toda a água que iria para o esgoto, o que é um volume bastante significativo, uma vez que, para quem vive no semiárido, cada gota d’água poupada é importante.
Para receber os sistemas, as famílias passaram inicialmente por uma seleção e capacitação. As mulheres, com seus quintais produtivos, têm importante participação nessa iniciativa, cuidando pessoalmente de todo o processo. A tecnologia simples, econômica e sustentável assegura a produção de hortaliças e frutas.
O reuso das águas cinzas tem várias vantagens. Além de garantir mais água para a produção, fortalecendo o cultivo de alimentos, beneficia também o solo, que recebe os nutrientes da água tratada. Também ajuda na redução da contaminação ambiental, uma vez que as águas sujas são reaproveitada e evita-se aquela situação de “esgoto a céu aberto”.
No semiárido piauiense, a princípio, esses sistemas estão beneficiando centenas de famílias em seis municípios nos Territórios de Desenvolvimento da Serra da Capivara, Vale do Guaribas e Vale do Canindé.