Projeto é desenvolvido pelas mulheres, que viram seu trabalho valorizado
Os quintais produtivos, pequenas áreas de plantio em volta das casas das famílias do semiárido, são motivo de orgulho das mulheres do campo. Com apoio do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), tem sido possível melhorar a produção, a renda e dá maior visibilidade ao trabalho das agricultoras.
As mulheres que integram o projeto receberam consultoria específica para lidar com os quintais produtivos, onde são feitos investimentos na horticultura, na fruticultura e na pecuária, com a criação de pequenos animais. Em outra vertente, o PVSA também orienta as mulheres como lidar com a escassez de água, com ênfase no reuso da água para irrigar as plantações.
Outro ponto positivo dos quintais é a disseminação da agroecologia, com a produção orgânica, levando para a mesa das famílias uma comida saudável, livre de agrotóxicos. Além do consumo em casa, uma parte do que é produzido é vendido em feiras da região, doado ou trocado.
O projeto, que tem como foco as agricultoras, permitiu que elas percebessem a riqueza presente nos quintais, espaços que eram pouco valorizados. As cadernetas agroecológicas contribuíram para revelar a contribuição da mulher na renda da família, na conservação do solos e outros bens naturais.
Além da produção de alimentos saudáveis, os quintais produtivos também são vistos como espaço de trocas, de afetividade, de solidariedade, de lazer e até de terapia, segundo depoimentos das próprias mulheres.