PVSA investe na qualificação de jovens do semiárido

A qualificação profissional é outra área de atuação do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), que tem como público prioritário mulheres, jovens e quilombolas. Todos os cursos oferecidos têm, além da parte técnica, outros conteúdos obrigatórios, como convivência com semiárido, gênero e etnia, meio ambiente, gestão de pequenos negócios, além de fundamentos para o associativismo e cooperativismo.

 Uma pesquisa realizada para avaliar os resultados da ação, mostrou muitos pontos positivos: ampliação de conhecimentos, a geração de trabalho e renda e o acesso ao mercado produtivo. Os jovens passaram a se envolver mais com as associações de suas comunidades, a valorizar e a utilizar produtos regionais para produção de alimentos, a exercitar uma atividade produtiva, a autoconfiança e o respeito ao próximo.

Outro aspecto importante foi a mudança da mentalidade no que se refere à convivência com o semiárido e a utilização de materiais orgânicos. Com relação ao gênero, permitiu, em especial, que as mulheres jovens ampliassem sua visão sobre o direito da mulher, também contribuiu para que alcançassem um nível mais alto de autoconfiança e tomassem consciência da importância de conquistarem espaços anteriormente poucos ocupados por elas.

Entre os cursos oferecidos, estavam os de bolos e salgados, informática, corte de cabelo e embelezamento,  mecânica de moto,  associativismo/cooperativismo. Também foram ministrados outros cursos com temáticas mais direcionadas à agricultura, como  apicultura e horticultura.

Alguns dos jovens que se qualificaram puderam abrir seu próprio negócio. Outros buscaram outras estratégias de comercialização dos produtos que passaram a produzir após os cursos, como venda de porta em porta, pela internet e em feiras livres.

No aspecto da convivência com o semiárido, as qualificações destacaram formas de preservação e cuidado com o meio ambiente, como evitar queimadas e uso de agrotóxicos que agridem o meio ambiente, não poluir rios, fazer compostagem e adubo orgânico, manusear o lixo de maneira correta, economizar água e preservar o solo, reciclar e a medir o volume de chuva.

Deixe um comentário