PVSA capacita produtores rurais em gestão associativa

Objetivo é ampliar a representatividade social da população do campo  

Ampliar a representatividade social com o fortalecimento das associações e cooperativas de produção e comercialização dos produtores rurais é outra importante ação do Projeto Viva o Semiárido. Assim, são freqüentes as capacitações realizadas em vários municípios dos cinco territórios  do semiárido, com especial atenção para mulheres, jovens e quilombolas.

Para disseminar os conceitos de gestão associativa, o PVSA publicou uma cartilha com linguagem didática, com adequação dos conteúdos, de modo que se aproxime do universo dos/as agricultores participantes. A publicação é utilizada nas oficinas capacitações e distribuídas nas comunidades. O enfoque principal das capacitações tem sido sobre controles democráticos e viabilidade econômica da organização.  

Além do fortalecimento das organizações sociais, a idéia também é que os produtores tenham melhor preparo para a gestão de bens coletivos, considerando que o PVSA realizou importantes investimentos em bens móveis e imóveis, como casa de mel, casa de farinha, equipamentos e maquinários, por exemplo.

Com esse trabalho, o PVSA atua ainda para ampliar a participação de social e econômica das mulheres e jovens, que estão cada vez mais engajados com diversos temas, como gênero, agroecologia, ecogastronomia e identidade cultural.

Deixe um comentário