Novas tecnologias melhoram produção e renda dos produtores
O avanço da ovinocaprinocultura no Piauí já está tornando a atividade uma referência para criadores internacionais, de acordo com especialistas do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola). Nos projetos apoiados pelo Viva o Semiárido (PVSA), muitos dos pequenos produtores destacam o aumento da produção e melhoria na renda.
Uma dos objetivos do PVSA é estimular a modernização dos centros de manejo de animais de forma mais prática, com telha, madeira serrada, piso que permite lavar ou varrer e com boa penetração solar, mantendo o local enxuto mesmo no período chuvoso. Dessa forma, o esterco também pode ser aproveitado, considerando suas qualidades nutritivas para as plantas e a terra.
O projeto também tem atuado para garantir a parte de segurança alimentar aos animais. Algumas associações e cooperativas de produtores contam com uma grande produção de feno, silagem, plantação de palma, capins adaptados para a região, leucena, algaroba entre outras forrageiras. Tudo para garantir o suporte alimentar os animais no período de seca, umas das principais deficiências da região. Com novos investimentos, a expectativa é que a quantidade de alimento estocado cresça ainda mais nos próximos anos e não haja mais perdas no rebanho no período de estiagem.
O crescimento da ovinocaprinocultura na região do semiárido também está relacionado ao estado de saúde e ao trabalho de melhoramento genético. Os animais têm boas linhagens, predominando as raças Santa Inês e Doper, o que permite uma maior qualidade da carne e maior aceitação do mercado. Há ainda um acompanhamento rigoroso em seguir os calendários de vacinação e vermifugação.
Segundo avaliação de especialistas do FIDA, o potencial de desenvolvimento da ovinocaprinocultura é enorme e várias propostas estão em discussão, como a redução dos custos de produção e uma política de apoio ao desenvolvimento das indústrias de carne e leite de ovinos e caprinos.
As ações do Projeto Viva o Semiárido para favorecer o crescimento da ovinocaprinocultura incluem ainda capacitações visando o beneficiamento das carnes de caprinos e ovinos, entrega de matrizes e reprodutores de ovinos e caprinos, doação de equipamentos e implantação de sistemas de bombeamento de água alimentados por energia solar.