Ações do PVSA garantiram aumento da produção
O Piauí desponta como o maior exportador de mel do Brasil e a atividade tem crescido de forma significativamente graças ao apoio do Projeto Viva o Semiárido, executado por meio de parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Interamericano de Desenvolvimento Rural (FIDA). A maior parte do mel produzido é orgânico, certificado e exportado para Europa e Estados Unidos.
Através do PVSA foram executados 40 projetos de apicultura, com investimento de 12,5 milhões de reais na região do semiárido. São recursos direcionados para a formação e aperfeiçoamento dos produtores, além de construção ou reforma de 39 casas de mel, que facilitam a entrega do produto para entrepostos de grande porte. Houve ainda investimento em várias outras ações para o aumento da produtividade.
Com o aumento do consumo do mel em todo o mundo, a expectativa é que os bons resultados na produção de mel continuem no segundo semestre de 2021. O resultado é maior lucratividade para os produtores.
Desde o início da pandemia, muita gente passou a comprar mel por ser um alimento saudável, um antibiótico natural e indicado para fortalecer o sistema imunológico e respiratório. O mel também tem seu valor nutritivo, pois contém açucares como a frutose, levulose , sem a sacarose, considerado um açúcar mais nocivo à saúde. O produto é rico ainda em em vitaminas e sais minerais.
Outro fator importante no crescimento da apicultura no Piauí foi a contribuição dos pequenos produtores e produtoras. Através das suas associações, têm feito um excelente trabalho. Os municípios piauienses que mais produzem mel são Picos, Pio IX, Itainópolis e Campo Grande do Piauí.
No primeiro bimestre de 2021, o Piauí comercializou 2.285 toneladas de mel, arrecadando pouco cerca de 9,8 milhões de dólares. Um crescimento de 112,4% das exportações do mel brasileiro comparado com o mesmo período do ano passado. O volume representa 31,7% do total do mel exportado do Brasil.
Em 2020, o Estado foi observado como o segundo maior produtor de mel do país, ficando atrás apenas de Santa Catarina e os Estados Unidos continua sendo o principal destino para o mel piauiense, com 70% do volume exportado. Em seguida, estão a Alemanha, Canadá, Países Baixos, Reino Unido e Panamá.