Energia solar reduz custo de produção de agricultores familiares

Meio ambiente também é beneficiado com uso da tecnologia

A energia solar já é realidade em muitas comunidades atendidas pelo Projeto Viva o Semiárido. O maior benefício dos investimentos realizados é a redução do custo de produção para os agricultores familiares. Em alguns projetos produtivos, a economia com a conta de energia ficou em torno de 80%.

Para garantir a ampliação dessa tecnologia, o PVSA vem distribuindo kits do sistemas de geração de energia com módulos fotovoltaicos. Nas maiores cooperativas já beneficiadas, o custo com energia reduziu ou até mesmo zerou nas unidades de processamento, engarrafamento de mel, castanhas e outros produtos da agricultura familiar.

Mas os benefícios da energia solar vão além da redução de custos na produção e tem muitos impactos positivos no meio ambientem pois possibilita a redução de emissão de CO2 na atmosfera. A energia solar tem muitas outras  vantagens: trata-se uma fonte de energia limpa, renovável e abundante em praticamente todo o planeta. Funciona com a captação da luz do sol a partir de placas solares fotovoltaicas, que são de fácil manutenção, e com vida útil a partir de 25 anos.

O PVSA prevê para este ano a implantação de mais módulos de energia solar destinados também para bombeamento de água, ajudando os agricultores familiares a melhorar a irrigação das suas plantações.

Deixe um comentário