Desenvolvimento Humano e Social

O Projeto Viva o Semiárido (PVSA), com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), levou a Educação Contextualizada no Semiárido (ECSA) para 100 escolas, capacitou em ECSA 1.500 professores, ajudou na implantação e reformulação do Projeto Produtivo Pedagógico de várias escolas, produziu um HQ em convivência com o semiárido, possibilitou a participação de 1.800 alunos na implantação dos Sistemas Produtivos Agroecológicos (SPAS) e levou 210 alunos a participarem diretamente da implantação de projetos produtivos.

Por meio da parceria com a Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo (SETRE-PI), o PVSA ofereceu 89 cursos de qualificação profissional, conseguindo alcançar 2.232 jovens (89 cursos x 25 alunos). Do público de 2.232 jovens que receberam qualificação profissional 58% eram de mulheres.

Com a parceria firmada entre o PVSA e o Instituto Ubíqua/IComradio o Projeto conseguiu qualificar profissionalmente 150 jovens, sendo 130 capacitados em Comunicação Colaborativa e atuação em Rede e 20 formados no curso de Repórter Digital, estando aptos a produzirem conteúdos multimídias para diversos veículos de mídia, compartilhando as boas práticas das suas comunidades.

Os 150 jovens também foram capacitados para o uso da rede social digital Nestante, trabalhando de forma colaborativa para dar visibilidade as boas práticas e causas a solucionar das suas comunidades e ajudando com isso a fazer a gestão do conhecimento do PVSA, além de fortalecer os sistemas produtivos criados.

Dentre as entregas realizadas pelo PVSA no segmento de comunicação e gestão do conhecimento podemos destacar por exemplo, a elaboração de 6 cartilhas com temática de gênero, associativismo, aquisição e prestação de contas, ovinocaprinocultura e quintais produtivos, a sistematização das boas práticas (experiências bem-sucedidas do projeto), produção de 15 podcasts, produção de 02 vídeos institucionais e 05 territoriais e a realização de webinários com temáticas diversas.

Todo o conteúdo está disponível no site www.vivaosemiarido.org.br/inicio

Todas essas ações tiveram como resultado a divulgação das ações desenvolvidas pelo Projeto Viva o Semiárido ao longo dos seus anos de atuação.